Área do Cliente
Onde Estamos
Av. Marechal Rondon • Centro • 235
Ji-Paraná • Rondônia
Suporte
(69) 3422-1887
Seg. a Sexta das 08hs às 18hs
Sábado das 08hs às 12hs
Voltar 01 de Março de 2023

Redes sem fio - Interferências no Wi-Fi

Como melhorar sua conexão Wi-Fi

Redes sem fio - Interferências no Wi-Fi

 

 

 

 

 

 

Antes de mais nada, é necessário entender que, assim como a maioria dos eletrodomésticos, o sinal de wifi é transmitido através de ondas de rádio dissipadas no ambiente. Por consequência disso, o que afeta as ondas de rádio pode e vai afetar também o seu wi-fi, gerando lentidão e até perda do sinal. As informações saem do seu roteador pelas antenas e navegam pelo ambiente atravessando paredes, móveis e percorrendo um pequeno espaço até chegar ao seu destino, que pode ser o smartphone, a TV, o laptop entre outros. 

Durante esse percurso o sinal fica exposto a muitas interferências, ele vai se dissipando e perdendo a força, por isso quanto maior a distância entre o equipamento em uso e o roteador, maior é a área de interferência e isso afeta diretamente a qualidade do sinal do seu wi-fi.

 

 

Mas quais são essas interferências que causam tantos problemas com a sua  conectividade com o wi-fi? Vamos listar as mais comuns e explicar um pouco de como é a dinâmica de cada uma delas.

 

  • Localização do roteador: A primeira e mais importante de todas é a localização do seu roteador, o roteador deve ser instalado em um local centralizado no imóvel, assim o sinal terá uma melhor distribuição. Os roteadores mais modernos tem um alcance de 30 a 45 metros, porém é muito importante lembrar que quanto mais barreiras o sinal precisar atravessar, menor vai ser a qualidade de sinal do seu wi-fi.

 

  • Obstáculos Físicos: A construção do imóvel afeta o alcance do sinal de wi-fi e a velocidade da sua navegação. O material utilizado na construção também faz diferença, por exemplo, madeira ou vidro terá menos impacto do que tijolo e metal. Estes últimos, podem fazer com que fique mais difícil de estabelecer a conexão e que a velocidade fique mais lenta. O espelho ou vidros espelhados são grandes vilões quando se trata de sinal por ondas, pois o sinal é refletido pelo efeito espelhado e dificilmente consegue atravessar esse obstáculo, o que pode parar o sinal muito antes da capacidade indicada para o equipamento. 

Abaixo temos uma tabela que mostra o nível de interferência de alguns materiais:

  • Interferência de Frequência: Mesmo que os dispositivos não sejam relacionados com o Wi-Fi, eles podem estar operando nas mesmas frequências de 2.4GHz ou 5GHz. Dispositivos Bluetooth, telefones sem fio, monitores de bebê são exemplos disso, além deles, aparelhos como o micro-ondas, podem gerar ruído na frequência de rádio e, como resultado, a rede pode ficar mais lenta ou causar a desconexão.

  • Interferência de redes Wi-Fi concorrentes: Por último, mas não menos importante, se as redes Wi-Fi pelas redondezas estão usando o mesmo canal de frequência que o seu roteador, isso pode causar interferência na sua navegação. Uma rede Wi-Fi padrão na América do Norte pode operar em qualquer um dos 11 canais do roteador, enquanto em outros países há possibilidade de 13 canais. Assim, se mais de uma rede estiver utilizando o mesmo canal, haverá sempre uma competição para a largura de banda e consequentemente as interferências. Grandes cidades e edifícios com apartamentos estão particularmente propensos a problemas de interferência por concorrência, porque mais redes Wi-Fi são sobrepostas e, provavelmente, usam os mesmos canais.

Para tentar evitar esses problemas é muito importante sempre seguir as recomendações do seu provedor no ato da instalação, com ações simples como centralizar bem o equipamento na casa, fazer alguns ajustes nas configurações do equipamento e saber em quais momentos usar as redes 2.4GHz e 5GHz pode tornar sua experiência com a navegação muito mais satisfatória. E lembre-se, NUNCA instale seu roteador dentro do forro ou atrás de painéis de TV’s, isso vai dificultar muito a distribuição de sinal e também para reiniciar/desligar os equipamentos quando necessário.

 

 

 

 

 

 

Fonte: https://uzii.me/interferencia_no_wifi/